Análise: Qual o significado emocional por trás do clipe de “Clarity” do DJ Zedd?

Em 2012 o mundo dançava ao som dance-eletrônico de Zedd, que já havia lançado o hit “Spectrum” com Matthew Koma. Sua carreira estava já a ponto de decolar pela originalidade de suas canções, então em 14 de dezembro do mesmo ano o DJ lançou àquele que viria a ser o seu maior hit, “Clarity”, que também foi composta por Matthew Koma e conta com os vocais da cantora Foxes.

A canção foi um grande estouro e tocava a todo momento. O sucesso se deve à mixagem da faixa, que é de fato atemporal, os vocais graves e melancólicos de Foxes (que gravou uma versão acústica posteriormente), sua letra emocionante e seu vídeo-clipe com temática abstrata, esse que mostra os nuances de uma relação tóxica.

Zedd Feat. Foxes: Clarity (Video 2013) - IMDb

A letra é narrada em primeira pessoa por Foxes, que descreve um relacionamento extremamente problemático e instável que, apesar de todos os problemas emocionais acarretados, nenhuma das duas partes consegue se desvencilhar desse ciclo vicioso.

A composição entra em contraste com o clipe, que apresenta essa narrativa de maneira pouco concreta. Os impulsos sentimentais que ambas as partes experimentam são mostrados como polaridades que não funcionam de jeito nenhum, como dois imãs que não podem se aproximar, ou dois reagentes químicos que não podem entrar em contato um com outro, pois haverá uma explosão.

Enquanto Foxes canta sobre “mergulhar” novamente nesse relacionamento do passado, com grandes questões não resolvidas, é mostrado um acidente de carro que exemplifica as linhas “Segure firme antes de nós batermos, porque nós dois sabemos como isso termina“, ou seja, ambas as partes sabem que esse relacionamento já não tem estruturas para seguir em frente, mas continuam se machucando.

O refrão surge como um grito de esperança quando Foxes canta “Se o nosso amor é uma tragédia, porque você é meu remédio? Se o nosso amor é insano, por que você é a minha clareza?“. Nesse momento os dois são arremessados em direções opostas, mostrando que por mais que exista um sentimento de amor, esses dois estão muito feridos para conseguirem amar novamente e precisam se afastar para entender o relacionamento de outro ponto de vista.

Zedd ft. Foxes - Clarity HD (Music Video + Lyrics) | Electro music, Music  videos, Music

Após o refrão é mostrada uma cena onde os personagens da narrativa estão perdidos em uma caverna que simboliza a parte sombria dessa relação, os dois estão perdidos e não sabem o que fazer. Após isso ambos se encontram e Foxes foge, relutante a viver esse relacionamento que só a causa dor.

O deserto onde eles vagam é um simbolismo dessa relação vazia, sem expectativas e sem frutos. Foxes está fragilizada e se rende mais uma vez ao seu amante, que corre em sua direção, mas quando entram em contato um com o outro, há uma reação que arremessa seus corpos em direções opostas. Na letra a cantora diz “Se você me puxar pra perto, então eu irei te empurrar pra longe.

O final do clipe é enigmático. Após todos os exemplos visuais de que essa relação é frágil (como as lâmpadas se chocando), é mostrado que eles se tornaram tão opostos e foram para lados tão distante, que no fim acabaram se reencontrando e o ciclo se reiniciou mais uma vez.

Um comentário sobre “Análise: Qual o significado emocional por trás do clipe de “Clarity” do DJ Zedd?

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.