O significado emocional por trás do clipe de “Somebody That I Used To Know”

Em 2011 o cantor alternativo Gotye, junto de Kimbra (comumente confundida com a Katy Perry), fez uma das maiores obras-primas de sua carreira, “Somebody That I Used To Know”, que é tão grande, artisticamente falando, que ultrapassou gerações e hoje podemos observar os adolescentes do Tiktok utilizando sua versão remixada, mas que traz a mesma mensagem caótica sobre uma relação conturbada e abusiva.

Pode-se dizer que a música é uma obra completa, que mistura o áudio com o visual, convertendo-se em uma energia emocional totalmente pesada. A faixa é de seu álbum “Making Mirrors” também de 2011.

A canção utiliza de uma melodia triste e melancólica, que faz contraste com os vocais, inicialmente apagados, do cantor, mas que explodem juntos em um refrão poderoso onde o eu lírico questiona o motivo de sua ex-namorada tê-lo simplesmente “apagado” de sua vida, como se sua relação não tivesse significado nada.

Kimbra então conta o outro lado da história, mostrando os motivos pelos quais essa ex-namorada optou por se afastar dessa pessoa tóxica, que não reconhece os próprios erros e vive sentindo autopiedade e, como sempre, o diabo está nos detalhes!

No início do vídeo clipe Gotye está nu, o que significa que ele e sua ex eram pessoas iguais, na mesma sintonia, sem ressentimentos um pelo outro até então, mas quando esses sentimentos ruins tomam conta da relação e ferem um ao outro, conforme é narrado pelo cantor, seus corpos começam a ser pintados, fazendo alusão às obras do surrealismo (movimento artístico que visava liberar a mente do controle consciente e produzir um fluxo de ideias do subconsciente. As obras eram abstratas e figurativas). – todamateria.com.br

Lyricsgaps.com - Aprender Idiomas Online - Ejercicios de Listening -  Completa los huecos Somebody That I Used To Know de Gotye

Assim que o cantor termina de se lamentar, a personagem de Kimbra – que foi ferida por essa relação e também sente um remorso – decide contar sua versão da história, mostrando que teve seus motivos para se distanciar e que Gotye precisa enfrentar seus próprios demônios e encarar seus defeitos para conseguir seguir em frente. Nesse momento do clipe, a cantora encara e pressiona Gotye com suas palavras, mas ele as ignora, vira o rosto e, mais uma vez, se lamenta.

É interessante notar que nesse momento do vídeo clipe, Kimbra faz sua última tentativa de se acertar com seu antigo companheiro, mas ao ser ignorada, ela se afasta de vez e apenas aceita a situação na qual o personagem de Gotye está preso.

Gotye- Somebody That I Used To Know (feat. Kimbra)- official film clip on  Vimeo

Antes, ambos estavam camuflados no meio da pintura, simbolizando uma prisão emocional a essa situação desgastante, mas então Kimbra começa o processo de superação, enquanto Gotye permanece preso com esse sentimento de abandono no peito, sem se dar conta de que os dois erraram e que eles merecem aprender com os erros e serem felizes.

O personagem descrito na música não se importou em como suas ações afetaram sua ex-namorada, pensando apenas em como será lembrado por ela ou o que ela dirá sobre ele aos amigos, no fim ele pensou mais em si mesmo do que na relação em si ou sobre ela.

“Somebody That I Used To Know” se tornou uma canção atemporal, pois mesmo lançada há 10 anos, continua extremamente atual e retrata perfeitamente os relacionamentos amorosos que tem pouco preparo emocional e quase nenhuma maturidade. A canção ganhou um remix que iguala o instrumental aos hits dos anos 80, confira:

4 comentários sobre “O significado emocional por trás do clipe de “Somebody That I Used To Know”

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.