Por trás do 2D. | “The Now Now” por Gorillaz | Crítica

Music Review-GorillazGorillaz lançou nesta sexta-feira (29) seu sexto disco em estúdio, intitulado “The Now Now“, nome que faz jus ao tema abordado no álbum. A banda virtual resolveu que desta vez não seria plano de fundo para suas parecerias, já que seu quinto álbum, “Humanz“, é recheado de participações de outros artistas. ‘The Now Now’ foi lançado pela Parlophone e pela Warner Bros Records. Sua produção é assinada por James Ford.


O álbum conta com uma linha instrumental muito simples, sem nada muito enfeitado, apenas com os bons loopings do sintetizador, bateria, percussão, baixo, violão e os vocais de Damon. Este é um disco mais voltado ao meio alternativo, diferente de “Humanz” que é nitidamente Hip-Hop, ainda que suas batidas fossem mais aceleradas, criando uma sensação de Dance. Em “The Now Now” Albarn investiu no Synthpop e no New Wave, que estão bem em alta ultimamente.

As músicas presentes na tracklist tem uma carga um tanto quanto sombria. Talvez por seus arranjos ou pelos vocais apagados de Damon. São canções fortes, divertidas, porém melancólicas. Pode se dizer que este é o aposto de seu antecessor, uma vez que ao invés de 20 faixas, temos apenas 11. Destas, há só três colaborações: George Benson, Snoop Dogg Jamie Principle.

Gorillaz é uma banda que investe muito na inovação, se repaginando à cada disco lançado. A mudança acontece desde a parte sonora – neste álbum a banda se assemelha um pouco com a dupla “Disclosure” – até o visual dos integrantes e o meio pelo qual eles serão exibidos. gorillaz-sorcererz saga das músicasDentro deste universo no qual a banda virtual está inserida, houve uma mudança de integrantes, ou melhor, uma substituição temporária. Houve um crossover entre os membros do Gorillaz e o universo das Meninas Super Poderosas. Murdoc, baixista da banda, foi falsamente acusado de um crime, sendo preso. Tal fato os obrigou a escolher outro membro para domar o baixo. O escolhido foi Ace, da Gangue Gangrena, saída da animação da Cartoon Network.

Suas composições funcionam mais do que bem dentro do disco. Após ouvir diversas críticas sobre como seu último álbum não teve uma ligação entre os assuntos abordados, este funciona como, literalmente, uma grande continuação letrada.

‘The Now Now’ é como um degradê musical e sentimental. O disco é aberto e segue até a quarta canção falando sobre como o amor pode nos iludir e nos deixar sem rumo. Esse é o lado mais piegas do álbum. 2D começa cantando sobre se reconectar com sua amada, tentando reacender seu relacionamento – em “Humility” – e termina em “Kansas”, cantando sobre como está perdido, sem saber como voltar a ser como era antes. A música faz alusão à como Dorothy se sente em “O Mágico de OZ“.

A partir de “Sorcerez” o foco muda para a sociedade e feitos mundanos, como guerra, a mídia, as críticas que seu álbum recebeu, sobre os próprios Gorillaz – e como eles e o Damon são tão parecidos e tão diferentes ao mesmo tempo. É basicamente sobre como Albarn se sente em relação ao mundo, só que na visão de sua banda virtual, dentro de seu universo expandido.

Apesar de seu disfarce, percebemos que esse álbum fala muito sobre como Damon Albarn enxerga o mundo ao seu redor. Mostra seu lado mais pessoal, até mesmo em relação à seus sentimentos mais obscuros, como o pensamento de suicídio e a pressão social para compor mais e mais músicas. Tudo isso junto de seus arranjos impecáveis. Tiramos a conclusão de que “The Now Now” é sobre o agora, mas não só o agora de Damon, mas o nosso e o de vários outros artistas que estão no auge hoje. Porém, ainda que este seja um trabalho concreto e bem redondo, seu excesso de gourmetização causa alguns incômodos durante a experiência, principalmente em relação às composições poéticas, até de mais.

Nota: 4,3/5.

Leia também: Psicodelia e gritaria | “Fire Flies” – Gorillaz | Análise

Ouça:

Download:

iTunes

Link.

Anúncios

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s