Você Precisa Ouvir: Like a Prayer – Madonna

“…é o mais perto que o pop já chegou da arte” –  Rolling Stone.

Não é atoa que Madonna é conhecida mundialmente como “Rainha do Pop“. A cantora já inventou e reinventou o próprio estilo, tantas vezes, que podemos chama-la de metamorfose ambulante, como cantava Raul.

Eu li recentemente algumas listas dos álbuns da Madonna, do pior para o melhor, onde “Like a Prayer” sempre se encontrava entre os melhores, ou sendo o melhor. O “Você Precisa Ouvir” de hoje explicará o porquê desse disco tão polêmico ser tão aclamado por todos.

Like a prayer

Vamos começar pela capa, que trás a cintura de Madonna com muitas jóias e uma coroa em cima da letra “O” de seu nome. Creio que a cantora tentou passar uma mensagem de luxuria. É uma arte de capa muito bonita e bem icônica.

Seu lançamento ocorreu em 21/03/1989. O disco conta com onze faixas, sendo que cinco delas foram single, essas são: ‘Like a Prayer”, “Express Yourself”, “Keep it Together”, ‘Oh Father” & “Cherish”.

Sua sonoridade é bem ampla. Passa pelo Pop, R&B, Hip-Hop e até pelo Gospel. Algumas das faixas foram produzidas por Prince. Em geral, o disco conta com guitarra, bateria, violão, órgão, etc, é uma infinidade de instrumentos. Tem uma baita produção por trás desse álbum.

Madonna usa seu disco para conversar sobre muitas coisas, como divórcio, religião, sua mãe, seu relacionamento com o pai, sua família, o amor, feminismo, atentados, etc. É incrível como ela expressa tudo o que sente, com composições tão fortes, em um CD com apenas 11 faixas.

Imagem relacionada

Dentre as onze faixas, minhas favoritas são

Like a Prayer, obviamente, que assemelha o amor com a religião, de uma maneira um pouco irônica. O vídeo-clipe é bem polemico e icônico, nele a cantora se vê apaixonada por um santo negro. Madonna chegou a perder um contrato com a Pepsi por conta disso.

Express Yourself, onde a cantora manda uma mensagem super feminista pra suas fãs. Na letra, Madonna diz para não aceitar ser a segunda opção e colocar seu amor em jogo. A canção inspirou “Born This Way” de Lady Gaga, outro hino de auto aceitação.

Spanish Eyes, uma balada muito linda, mas não sei ao certo o que a composição quer dizer. Creio que seja algo a ver com a imigração, já que muitos tiveram que sair de seus países para imigrar para os E.U.A. A canção retrata uma saudade da terra natal.

Imagem relacionadaConsiderações finais: É realmente uma bíblia do pop e, com certeza, será muito difícil algum outro cantor ou cantora superar esse feito que Madonna conseguiu. Se eu pudesse descrever esse disco em apenas uma palavra, seria Arte.

Algumas músicas, infelizmente, são bem melhores do que outras. Um exemplo é “Love Song” – que tem um instrumental estranho e uma produção bem bizarra, mas tem uma letra muito interessante sobre um relacionamento conturbado – e “Act Of Contrition” que é simplesmente assustadora, com um remix de “Like a Prayer” tocado de trás para frente, mas é interessante pelo fato da religião não ser apenas o amor, mas o medo também.

Nota: 4,8/5.

Ouça:

iTunes

google music

Link

Anúncios

2 pensamentos sobre “Você Precisa Ouvir: Like a Prayer – Madonna

  1. Um fato interessante sobre a capa é o fato de mostrar a barriga dela, que segundo a tradição católica em que foi criada era algo condenável. A capa é então um enfrentamento à tradição que lhe foi imposta na juventude.

    Curtido por 1 pessoa

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s