5 Músicas Para AMAR Fleetwood Mac

Como hoje, dia 13 de julho, é o dia internacional do Rock, eu resolvi comemorar com um “5 músicas” um pouco diferente. Este será sobre minha banda favorita em todo o mundo: Fleetwood Mac. Que já está fazendo história há cinco décadas.

Resultado de imagem para fleetwood mac1968

Fleetwood Mac começou como uma banda de Blues Rock/Soul. Os integrantes eram Mick Fleetwood (Bateria), John McVie (Baixo), Jeremy Spencer (Slide Guitare), Danny Kirwan (Guitarra) e Peter Green (Guitarra)

Juntos, os cinco lançaram nove álbuns em estúdio entre 1968 e 1974, nesse meio tempo alguns integrantes entraram na banda e outros a deixaram. Alguns de seus álbuns resgatavam as músicas mais famosas de seus discos anteriores. Suas apresentações ao vivo ficaram muito famosas junto com seu estilo característico de Blues. Suas faixas mais famosas são “Oh Well“, “Although The Sun Is Shining” e “Black Magic Woman“.

Resultado de imagem para fleetwood mac discografia

Estes são alguns dos álbuns mais famosos da primeira formação da banda.

Em 1974 a banda, que agora eram só Mick Fleetwood e John McVie, foi atrás de novos integrantes. Em um de seus passeios por gravadoras, Mick conheceu o casal Stevie Nicks (vocais) e Lindsay Buckingham (vocais e guitarra) que, junto com Christine McVie (vocais e teclado), vieram a se tornar a formação mais famosa da banda, que permanece a mesma até hoje.

Resultado de imagem para fleetwood mac

Seu primeiro álbum, logo após a nova formação, foi o “Fleetwood Mac“, mais conhecido como “álbum branco” já que a banda já possuía outro álbum auto intitulado. O disco, diferente dos anteriores, não era Blues, mas Soft-Rock. Um estilo novo para uma banda nova.Imagem relacionada

 “O álbum alcançou o número um na Billboard 200 mais de um ano depois de entrar no gráfico, passou 37 semanas no top 10, e mais de 15 meses dentro do top 40. Ele lançou três primeiros vinte solteiros: “Over My Head”, “Rhiannon” e “Say You Love Me”, os dois últimos caindo um pouco abaixo do top 10, tanto no número 11. Em 1976, foi disco de platina pela RIAA 5x representando embarques de cinco milhões de unidades.”

“Até o lançamento deste álbum, álbuns do Fleetwood Mac geralmente vendidos em torno de 300 mil -. 350.000 cópias cada um. Este álbum ajudou a lançar-los como superstars musicais com uma presença de rádio quase constante (o que seria continuaram com a sua ainda mais popular follow-up , Rumours ). Em 2003, o álbum foi classificada como a No. 182 sobre Rolling Stone lista da revista de As 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos.” – Wikipédia.

Assim que lançaram o “Fleetwood Mac“, a banda acabou entrando em um conflito interno, onde Stevie e Lindsay começaram a se desentender e entrar em divórcio. Assim nasceu o “Rumours“, o álbum que caracterizou as brigas internas entre os membros da banda.

Imagem relacionada

Rumours foi um sucesso em vendas, chegando ao décimo lugar da lista de discos mais vendidos do mundo. O álbum conta com mais de 40 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

Suas composições inteligentes, como “The Chain”, “Go Your Own Way” e “Landslide”, junto com os instrumentais pesados e apaixonados de suas músicas, fizeram com que a banda chegasse ao topo. E sinto em dizer que esse foi o topo de sua história. A banda produziu mais seis álbuns em estúdio depois do Rumours, mas nem um foi tão bem recebido como ele.

Como a banda possui muitos discos, e todos são muito bons, vou indicar apenas os meus três favoritos, que são “Then Play on” de 1969, “Fleetwood Mac” de 1975 e “Tango in The Night” de 1987.

Resultado de imagem para fleetwood mac then play on

Resultado de imagem para fleetwood mac álbunsImagem relacionada

 

 

 

 

 

As músicas que tenho para indicar são: “Black Magic Woman“, da primeira formação.

 Um blues bem gostosinho de se ouvir. A melodia simples com um baixo bem de leve que, com a letra, completam tudo.

Landslide, que a Stevie Nicks dedica ao seu pai em um de seus shows.

 Uma de minhas composições favoritas. A letra fala sobre crescer e amadurecer. Quando precisamos enfrentar a verdade e lidar com as mudanças. Com certeza uma das mais sentimentais da banda.

Rhiannon, uma de suas músicas mais sombrias.

Rhiannon é uma deusa celta. Stevie compôs a música em 10 minutos, logo depois de descobrir sua existência em um livro que comprou no aeroporto.

Caroline, faixa esquecida do “Tango in The Night

A música fala sobre uma mulher chamada Caroline. A composição é de Lindsay, que diz que ela é muito atraente e louca como uma fúria empoeirada. Talvez seja uma de suas aventuras. Eu gosto mais da melodia.

E por último, mas não menos importante, “Sisters of The Moon“.

Confesso que prefiro a versão live da música, pois Stevie entra em um estado de espirito completamente louco. Eu consigo sentir a canção, como um poema muito bem interpretado.

Essas foram as músicas. Espero que tenha gostado do post, e do Fleetwood Mac também. Recomendo que vocês ouçam os álbuns da banda, são muito bons. Você pode baixar a discografia inteira nesse link AQUI. Obrigado por ler.

Anúncios

Um pensamento sobre “5 Músicas Para AMAR Fleetwood Mac

  1. Pingback: Harry Styles Salva o Ano Com Seu Novo Álbum | Saga Das Músicas

Comenta ai :]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s